26.8.09

A expectativa... e como ela atrapalha

Fui assistir ao supercomentado "Se Beber, Não Case". Sendo abençoado pelo deus das comédias de hoje (Judd Apatow) este filme está sendo considerado uma das comédias mais engraçadas (se não A mais engraçada) do ano. E esse é justamente o problema do filme, ou pelo menos foi para mim. Entrei no cinema já com um sorriso no rosto esperando deslocar o maxilar de tanto rir.
Não me entendam mal, o filme é excelente, uma comédia de chorar de rir, mas ao mesmo tempo não é nada demais. Na verdade, me lembrei muito de outras comédias do gênero "amigos numa roubada" como "Harold and Kumar go to White Castle" e "Cara cadê meu carro?". Só para situá-los, a trama acompanham três amigos que, depois de uma noite de bebedeira na despedida de solteiro de outro deles, precisam refazer seus passos para tentar entender o que aconteceu na noite anterior e encontrar o noivo que está sumido (eu adivinhei onde tava o noivo rapidinho), e pra isso encontraram tigres, strippers, chineses afetados, um bebê e Mike Tyson.
Mas volto a insistir, "Se Beber, Não Case" é muito bom e a maior parte de suas piadas funcionam muito melhor do que nos exemplos que citei, mas pra mim não merece o título de melhor comédia do ano.

Por outro lado, tive uma experiência inversa ao assistir ao filme dos Comandos em Ação (ainda não me acostumei a chamá-los de G.I. Joe). Fui esperando um filme muito ruim, cheio de ação e efeitos especiais e com quase nenhuma história (tipo o que foi Transformers 2), mas fui tão preparado para um lixo de filme que acabei me surpreendendo com certos elementos do filme. Primeiro foi o fato de conseguirem criar uma história de fundo para toda a ação que queriam colocar na tela, uma história óbvia com diálogos mais rasos que uma piscina de bolinhas, mas mesmo assim uma história... que faz sentido.
Mas é claro que o principal são as espetaculares cenas de ação com destaque para os confrontos entre Snake Eyes (Ray Park desperdiçado) e Storm Shadow, incluindo o confronto entre os dois quando ainda crianças.
Fiquei um pouco decepcionado com a participação do Joseph Gordon-Levitt, um ator que acho muito competente, mas que teve a ingrata função de criar praticamente três personagens em um com pouquíssimo tempo de tela, ou seja, não conseguiu desenvolver o personagem.
E novamente, para deixar claro, G.I. Joe está longe de ser um filme bom, bem longe, mas esperava coisa pior e no final acabei me divertindo.

0 Comments: