9.6.09

I'll be back!


Terminator Salvation tenta seguir a história de John Connor(Christian Bale) , o salvador da humanidade depois que as máquinas controladas pela Skynet dominarem o planeta. Desta vez, ao contrário da trilogia anterior, ninguém é mandado para o passado para proteger Connor de mais um ataque de Terminator e também não vemos nenhum Terminator mais avançado que o TX apresentado no longa anterior, mas vemos alguns modelos novos, como os mototerminators, os T-600 e os robôs destacáveis dos Hunter-killers (aqueles clones do Megatron).
A trama se passa em 2018, quando a Skynet está prestes a construir seu primeiro T-800 (o "modelo" de Arnold Schwarzenegger nos dois primeiros filmes, no terceiro ele era um T-850), ao mesmo tempo, a Resistência (os humanos que se organizaram para enfrentar as máquinas) descobrem algo que pode acabar com as máquinas de uma vez por todas.
Perdidos no meio desta trama estão Kyle Reese(Anton Yelchin) , que um dia será enviado de volta ao passado para proteger Sarah Conoor e se tornará pai de John, mas no momento é um adolescente; e Marcus Wright (Sam Worthington), um prisioneiro condenado à morte e executado em 2003 (eu acho, não lembro ao certo) e que ressurge vivo e sem ter envelhecido em uma das bases da Skynet e que todo mundo que viu o trailer sabe que é um cyborg.
Esse é um dos maiores problemas do filme todo mundo que viu o trailer sabe que ele é um cyborg e conhecendo os outros filmes você já fica com um pé atrás sabendo que o mais provável é que ele seja alguém mandado pela Skynet para matar o John Connor (afinal essa não é a trama de todos os filmes de Terminator?). Por causa disso vários momentos que se tornariam divertidos para os fãs da série por serem dicas da verdadeira identidade de Marcus perdem a graça, pois vc já estava esperando por eles, como a maneira que ele tira a arma de Reese, ou o clássico soco na cara do Terminator. E por falar nisso, todas as referências à trilogia original parecem forçadas, a maioria você consegue prever e o que deveria ser uma coisa bacana se torna cansativa.
A ideia de situar o filme no futuro e não ter a viagem no tempo típica da franquia eu achei ótima, é algo que todo fã da série sempre quis saber como era: o Futuro, como realmente era John Connor, o líder da resistência, mas esta ideia foi muito mal executada, elementos chave da trama são muito forçados ou previsíveis, ou pior ainda, simplesmente idiotas. Abaixo algumas observações que são spoilers para quem ainda não assistiu ao filme:
1- Tem que ser muito ingenuo para acreditar que as máquinas deixariam que existisse um sinal de rádio-frequência que pudesse desligar todas elas. Mesmo se isso existisse deveria haver uma forte criptografia e sinais de confirmação variáveis. Temos que lembrar que a Skynet é o computador mais avançado do mundo e não consigo acreditar que ela deixaria uma falha de segurança tão grande assim exposta. E adivinha só... não deixou, era uma armadilha, ...
2- Quando Kate Connor (Bryce Dallas Howard), que a propósito é uma veterinária, constata que Marcus tem partes robóticas e orgãos humanos (ou seja é um cyborg) e principalmente que ele possui cérebro humano, mas também um chip processador, a primeira coisa que eu pensei foi ok, pq não tiram o chip então? Se ele está sendo controlado pelas máquinas vc retira o chip, deixa só a parte mecânica e pronto, vc tem um cara relativamente normal. Mas não, Marcous tinha que fazer isso ele mesmo em seu momento de redenção final...
3- Nossa que coração forte, nossa que coração maravilhoso, o melhor coração que eu já vi! Ok! Já entendemos, o coração do Marcus vai ser importante no final do filme! Não precisa ficar repetindo em toda cena que o cara tem um coração perfeito.
4- Todos os médicos deveriam cursar a escola de veterinária que a Kate Connor cursou, pq além de ela conseguir estabilizar John depois dele ter sido atravessado no peito por uma barra de aço (um quadro clínico que dá ao paciente uma expectativa de vida de aproximadamente 0.2 segundos) ela consegue realizar um transplante de coração (deve ser rotina isso para veterinários) enquanto estava grávida de uns 8 meses.
5- O plano da Skynet era levar Kyle Reese para a fábrica para atrair John Connor para lá e aí matar os dois, certo? Isso me levanta várias perguntas: 1º como a Skynet sabia que o pai de John Connor era o Kyle Reese? Saber quem é a mãe é fácil, mas duvido que conste na certidão de nascimento do Connor que Reese era seu pai, isso sempre foi guardado como um segredo, o próprio Connor não contou para Reese antes de enviá-lo de volta no tempo para proteger sua mãe. E por Reese ter morrido no passado, antes de ter nascido e numa época em que a Skynet ainda nem existia seu corpo nunca deve ter sido reconhecido e não deve haver registro nenhum que ligue Reese a Connor, mas o filme deixa claro que a skynet sabe dessa ligação no momento em que Reese é retirado da fila de prisioneiros e é isolado em uma cela separado do grid que abre as demais. 2º mesmo que eu esteja errado e a Skynet já sabia de tudo, pq esperar o John Connor chegar à fábrica para matar Reese, se matar o pai antes dele engravidar a mãe automaticamente John Connor deixa de existir. 3º se o plano era atrair o John Connor para matá-lo, pq deixar apenas um T-800 para fazer o serviço? Eles estão em uma maldita fábrica de terminators, depois de confirmar a entrada de Connor, manda todas as unidades disponíveis para onde ele tá e acaba logo com o assunto!
6- Na batalha entre Connor e o T-800, Connor derruba metal derretido e incandescente em cima do T-800, o que não provaca danos no Terminator, e mesmo depois de resfriado o Terminator continua operacional. Mas não foi exatamente isso que destruiu o T-800 no segundo filme???
7- Será que só os mototerminators tem entrada USB 2.0, ou esse é um acessório padrão de todos os modelos?
8- Blair Willians (Moon Bloodgood) defendendo Marcus: "Ele é um cara legal, ele não quis me estuprar, mesmo ele sendo metade máquina tenho certeza de que se ele não fosse gente boa ele me estupraria!"
Pra completar tudo isso McG é um diretor muito brega e exagerado, a cena onde os prisioneiros estão em fila na fábrica da Skynet parece ter saída diretamente de um videoclipe ruim de Heavy Metal.
Ok... não gostei do filme...

0 Comments: