29.8.08

Cebolinha é coisa do passado!!

Turma da Mônica Jovem é o novo lançamento da Editora Maurício de Sousa em parceria com a Panini Comics sob o selo Planet Manga. Espera aí! Eu disse Turma da Mônica e mangá na mesma frase? Por mais estranho que possa parecer, essa é a nova aposta de Maurício de Sousa para o futuro da turminha que é a cara dos quadrinhos nacionais.
E as mudanças não param por aí, a idéia toda é criar um novo conceito em gibi para um público um pouco mais velho que os leitores tradiconais da Turma. Voltado para adolescentes (ou talvez sejam pré-adolescentes, não sei) Turma da Mônica Jovem traz todos os personagens que conheçemos tão bem agora crescidos e com diversas mudanças além de seu visual, mudanças como o Cebolinha (que agora é simplesmente Cebola) não falar mais "elado", o Cascão tomar banho e a Magali controlar o que come para manter a boa forma e a saúde.
Já foram lançados o nº zero (que na verdade foi distribuído gratuitamente e contem poucas páginas apenas para revelar os personagens) e o nº 1 que é onde realmente começa a trama que moverá as primeiras edições da revista. Nota-se aqui outra mudança, haverão arcos narrativos que durarão diversas edições, que serão dividas em capítulos apresentando uma história contínua ao invés das histórias de cinco ou seis páginas que encontramos nos gibis tradicionais da Turma.
Ao ler a primeira edição é inevitável sentir um desconforto inicial ao ver ações perfeitamente naturais para um adolescente sendo retratadas por estes personagens (troféu Meu Deus! da edição: Cebolinha conferindo os peitos da Mônica). Mas ao passar este primeiro estágio de estranhamento você percebe que o Maurício de Sousa tem nas mãos um material com um enorme potencial, tem a chance de experimentar com uma outra linguagem de de abordar temas que não poderia com a turminha.
Mas aí chegamos ao capítulo dois deste nº 1. É aí que somos apresentados ao conflito principal desta primeira fase: a mística e poderosa Rainha Yuka foi libertada da pedra lunar pelo Poeira Negra (antes conhecido como Capitão Feio) e irá conquistar o mundo se não for impedida pela... Turma da Mônica, é claro. Não me entendam mal, eu sei que o estilo Mangá precisa ser justificado com uma história como essa, mas acho que pela falta de experiência nesta área o Maurício de Sousa deu uma derrapada na hora de construir os elementos da trama. Pra começar ele fez uma salada de frutas de referências, temos ninjas centenários reencarnados nos pais da turminha (o.O), espíritos protetores que serão os guias da aventura, cartas onde estão escritos feitiços
que se tornam realidade ao serem lançadas (geralmente usados para gerar monstros como dragões e monstros de areia), as dimensões paralelas e a busca por artefatos mágicos. E juro que li e reli e fiquei muito tempo pensando se aquilo tudo era para ser levado a sério, ou se era para ser encarado como mais uma sátira feita pela turminha (algo como foi Batmenino Eternamente e Horassic Park) e apesar de coisas como um dos artefatos ser chamado de "jóia genial" e a imagem de "na próxima edição..." ser um rip-off de Caverna do Dragão cheguei à conclusão que sim, é pra levar a sério, mas não como você levaria um mangá de verdade, não veja a possibilidade do Cascão perder um braço ao enfrentar um dragão, algo que é muito possível para personagens de mangás tradicionais.
Mas ao final de tudo posso dizer que gostei bastante da iniciativa e espero que o Maurício cumpra o que prometeu e continue lançando mensalmente a revista até pelo menos 2014 e tente encontrar uma nova identidade para o gibi (quer dizer, mangá!) e experimente outras possibilidades de histórias, talvez um pouco menos fantasiosas, ou talvez um pouco mais elaboradas, sei que eu gostaria muito de ver histórias simples sobre o dia a dia desta nova turma.

PS: Agora uma coisa que eu não consegui engolir ainda é chamar o Anjinho de Céuboy!!! Céuboy???? Sinto muito, mas Céuboy não dá... só não é pior que
Auréolakid, ou Menino-Asa! Teria sido uma ótima oportunidade para por exemplo revelar que o Anjinho teria um nome, um nome de anjo como Gabriel, Miguel, ou Rafael, mas mesmo assim um nome!!! Acho que seria muito mais legal e muito mais marcante.

0 Comments: